segunda-feira, 11 de março de 2013

Fiat Uno

Fiat Mille
O Fiat Uno é um automóvel compacto fabricado pela Fiat, lançado na Europa em 1983. Foi lançado no Brasil no ano seguinte, e sua nova geração (projetada no Brasil) só foi lançada em 2010, direcionada aos países da América Latina. A versão antiga continua sendo vendida como Fiat Mille, nome adotado inicialmente em 1990, quando adotou um motor com menos de 1000 cilindradas no Brasil.O Uno desde sua primeira geração. Seu projeto começou a ser desenvolvido no final dos anos 1970, fruto de uma competição entre dois centros de estilo europeus, ganha finalmente pela Italdesign Giugiaro, do projetista Giorgetto Giugiaro. A versão definitiva do Uno foi lançada em 1983 na Europa, para substituir na naquele continente o Fiat 127. No ano seguinte, o carro foi lançado no Brasil com o objetivo de suceder o Fiat 147, trazendo pequenas mudanças em relação ao modelo europeu, como novo capô e a posição do estepe, o qual é localizado no porta-malas do europeu, enquanto no brasileiro fica junto ao motor. 

Lançado inicialmente em 3 versões (S, CS e SX, a última com apelo mais esportivo), foi inicialmente rejeitado pelos consumidores tradicionais, que não aceitaram o fato do carro ser tão diferente do que era visto pelas ruas, e logo o veículo foi apelidado de “Botinha Ortopédica”. No Brasil o Uno serviu de base para uma família de veículos composta pelo sedan Prêmio, a Station Wagon Elba e Fiorino nas versões pick-up e furgão, sendo o ultimo também vendido até hoje no Brasil..

A reviravolta do Uno começou nos primeiros dias de 1990, através de incentivos fiscais motivou a marca a lançar a versão 1.0 do carro, já produzida para exportação. Era o Mille, uma versão depenada, com motor mais fraco que os então existentes e inicialmente apenas com duas portas.
Essa foi a versão responsável por uma revolução no mercado brasileiro: A busca por veículos cada vez mais econômicos e acessíveis à uma maior fatia de consumidores. E o termo Mille pegou tanto que virou praticamente um novo nome para o veículo anos depois.

Em 1996, a Fiat ensaiou retirar o carro de linha, pois ele já começava a apresentar o peso da idade em seu desenho. Assim, surgiu o Palio, novo carro global da empresa, com um desenho moderno e com uma farta variedade de versões, que substituíram as mais luxuosas do Uno, como a CS e a 1.6R.
Entretanto, isso não foi suficiente para retirar o veículo de linha. Assim, o Uno continuou existindo somente em suas versões 1.0, que anos após anos recebiam novas nomenclaturas (SX, EX, Young, Fire) e pequenas mudanças na grade (curiosamente, em todos anos entre 2002 e 2008 a grade mudava).
Em 2004, já consagrado apenas como Mille, o veículo passou por uma reforma visual, considerada polêmica, pois foram adicionados cantos arredondados em suas linhas, destoando do desenho quadrado. Mas, polêmica a parte, o carro continuou sendo um dos veículos mais vendidos do país consagrados por um bom custo-benefício.
Novo Uno
  
A criação do Novo Uno

Em 2010, surgiu o Novo Uno. Uma geração totalmente nova que procurava ser uma releitura da geração anterior, adotando o conceito de “Rounded Square”, tendência de estilo já adotada por veículos como o Kia Soul e o Scion xB, esse último inexistente no Brasil. O objetivo dessa nova geração, que veio para conviver com a antiga, foi o de rejuvenescer o nome, tornar o carro mais atraente para o público jovem, dando a ele um apelo mais esportivo e juvenil, enquanto a geração antiga é mais focada nos consumidores racionais, que precisam de um robusto meio de transporte. O Fiat Mille segue em linha como uma opção mais barata até 2014, quando a lei que obriga a presença do airbag duplo e dos freios ABS nos veículos produzidos no Brasil passar a valer. O Mille será substituído por um novo compacto a ser projetado pela Fiat, e o Uno seguirá em linha naturalmente.

Versões
 
O Uno está disponível em várias versões, todas em 3 e 5 portas.
  • Uno Economy 1.0;
  • Uno Vivace 1.0 EVO;
  • Uno Attractive 1.4 EVO (fabricado até 2012);
  • Uno Economy 1.4 EVO;
  • Uno Way 1.0;
  • Uno Way 1.0 EVO (em 2013 só 5p);
  • Uno Way 1.4 EVO (em 2013 só 5p);
  • Uno SpoRting 1.4 EVO (em 2013 só 5p).

Nome Fiat Uno
Construtor Fiat
Produção desde 1983
Brasil: 1984
Modelo
Carroceria Hatchback
Ficha técnica
Motor Fire 1.0 Evo 8V Flex[1]
Fire 1.4 Evo 8V Flex[1]
Caixa de velocidades 5 marchas, manual
Dimensões
Comprimento 3.770 mm[2]
Largura 1.656 mm[2]
Altura 1.548 mm[2]
Tanque 48 litros
Cronologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário