Siena 2013 |
O Siena é a versão sedã do Fiat Palio. É fabricado pela Fiat no Brasil, Argentina, Índia, Turquia, África do Sul, China e Vietnã, além de ser produzido sob licença em Nampo, Coreia do Norte, com o nome de Pyonghwa Hwiparam.
Primeira Carroceria
O Fiat Siena foi apresentado em junho de 1997
na Argentina. Começou a ser produzido na planta industrial de Córdoba,
que dividia operações com a Peugeot desde 1980. As primeiras versões
disponíveis no mercado brasileiro eram as EL — de acabamento simples, e que podia vir equipada com motor 1.6, 8 ou 16 válvulas, com potência de 82 ou 106cv — e a HL, luxuosa e com o motor 16V de série.
Ao contrário dos outros modelos da família Palio, o estilo da
primeira geração, projetada pelo estúdio I.DE.A, não agradou o mercado. A
traseira baixa e de desenho liso demais (classificada de "inexpressiva"
pela imprensa especializada) não ajudava a alavancar as vendas.
Com o aumento pela demanda de pequenos sedãs equipados com motor 1.0
no Brasil, no início de 1998 a Fiat apresentou o Siena 6 Marchas,
equipado com o motor Fiasa 1.0 8V de 61cv e o câmbio de 6 marchas, com
escalonamento das marchas mais curto que a versão de cinco velocidades
que equipava o hatch. O acabamento era simples, os para-choques
não recebiam pintura e as rodas eram aro 13. Em junho do mesmo ano, o
motor 1.6 8V recebia injeção multi-ponto, elevando sua potência para
92cv.
Segunda Carroceria
Assim como Palio, a primeira reestilização do modelo foi feita pela
ItalDesign, estúdio do renomado estilista Giorgetto Giurgiaro, no ano de
2001. Os faróis e a grade dianteira estavam mais estreitos e
retangulares, e o capô tinha vincos acentuados. Na traseira, elegantes
lanternas retangulares e a placa de identificação na tampa do
porta-malas deixaram o desenho muito mais elegante, e o mercado
respondeu prontamente com um significativo aumento das vendas do modelo.
Os motores disponíveis eram os Fire 1.0 8V de 55cv, o Fire 1.0 16V com
70cv, o Fire 1.3 16V de 80cv, o 1.5 8V a Álcool (no Brasil) 8V de 77cv e
o 1.6 16V de 106cv. A antiga versão equipada com câmbio de seis marchas
foi descontinuada no ano anterior.
Em 2002, alguns mercados substituíam o Siena por uma versão com
entre-eixos alongado, traseira mais baixa com lanternas estreitas,
chamada de Albea. Já no Brasil, em 2003, aproveitando um acordo de
fornecimento de motores com a General Motors, o motor 1.6 16V, que sofria com os altos preços de importação da Itália, era substituído por um 1.8 8V de 103cv.
Terceira Carroceria
Novamente o estúdio ItalDesign foi chamado para reestilizar o modelo,
que recebeu os faróis de formato irregular do hatchback e elegantes
lanternas traseiras horizontais. Apesar de manter basicamente as mesmas
linhas desde 1996, o resultado final agradou ao público e à imprensa
especializada. O painel tinha novo desenho e seu acabamento interno era
de melhor qualidade em relação aos das gerações anteriores. Uma versão
com o estilo da 2° geração, motor 1.0 e acabamento básico, chamada de
Fire, permaneceu como versão de entrada do modelo até julho de 2006,
quando recebeu o estilo atual. Os motores disponíveis eram os 1.0, 1.3
Flex e 1.8, com 65, 71 e 103 cavalos, respectivamente. Em 2005 o motor
1.3 deu lugar ao 1.4 Flex de 80cv, e em 2006 o modelo foi o primeiro
carro brasileiro que podia ser abastecido com álcool, gasolina, gás e
nafta (gasolina sem a adição de álcool obrigatória na gasolina
brasileira).
Quarta Carroceria
No dia 30 de novembro de 2007 a Fiat apresentou o novo Siena G4. A
Fiat tentou diferenciá-lo do Palio com faróis bi-parábolas, grade e
para-choques dianteiros diferentes dos do modelo hatch; a
traseira lembra a do Alfa Romeo 159; o motor 1.0 passou de 65cv (G) ou
66cv (A) para 73cv (G) ou 75cv (A). O 1.4 também foi melhorado e passou
de 80cv (G) ou 81cv (A) para 85cv (G) ou 86cv (A). A motorização 1.8 de
origem GM não teve mudanças.
No final de 2006, a Fiat do Brasil anunciou uma versão do Siena
equipada com motor capaz de funcionar com quatro combustíveis
diferentes. O Siena Tetrafuel pode ser abastecido com gasolina pura, gasolina brasileira (com até 25% de álcool), álcool e GNV, puros ou misturados.
O sistema GNV já vem instalado de fábrica, com a vantagem de estar
incorporado ao sistema de injeção eletrônica, o que permite o uso de
combustíveis líquidos (gasolina ou álcool) simultaneamente com o GNV
da seguinte forma: utiliza-se o combustível líquido quando o carro
necessita de força, e o GNV para manter a aceleração, economizando o
combustível líquido (mais caro) quando necessário, com a vantagem de se
manter a potência do motor.
Coisa comum nos primeiros veículos que foram convertidos para GNV,
problema que normalmente é corrigido acelerando as rotações do motor por
meio de de um "compensador de potência".
Segunda Geração - Fiat Grand Siena
A segunda geração do Siena foi planejada em meados de 2010, com total
remodelação da carroceria, com entre-eixos maiores, novas frente e
traseira, diferenciando-se do hatch que lhe deu origem. Em um teste de
rotina da fábrica, um protótipo foi flagrado na Rodovia Fernão Dias, com
carroceria camuflada em preto e branco numa velocidade estimada em 200
Km/h, semanas depois, vazou fotos da sua nova carroceria A nova geração é chamada de Fiat Grand Siena devido a flagras dos veículos "pré-série", onde aparecem com pouca camuflagem. Foram flagrados algumas unidades sem camuflagem no pátio da montadora, mostrando total remodelação da linha. No dia 22 de março de 2012, a montadora promoveu o veículo no programa Big Brother Brasil 12, dando dois carros aos participantes.
- Linha do tempo
- 1997
- Lançamento no Brasil, importado da Argentina;
- 1998
- Versão Sport MTV e versão 1.0 com 6 marchas;
- 1999
- Siena passa a ser produzido no Brasil;
- Série 500 anos;
- 2000
- Versão EL recebe motor 1.6;
- Reestilização e motor Fire;
- 2002
- Motor 1.8 da GM em substituição ao 1.6 16V;
- 2004
- Reestilização, motor 1.3 Flex de 70/71 cv e motor 1.8 passa a ser Flex;
- Versão Fire;
- 2005
- Motor Fire 1.0 Flex de 65 cv com gasolina ou 66 cv com álcool (março);
- Motor Fire 1.4 Flex substituindo o Fire 1.3 (março);
- 2006
- Série Celebration comemorativa dos 30 anos da Fiat no Brasil (março);
- Versão Fire passa a utilizar a carroceria atual (julho);
- 2007
- Reestilização das versões ELX 1.0, ELX 1.4, HLX 1.8 e Tetrafuel (novembro);
- 2008
- Todas as versões recebem direção hidráulica como equipamento de série (outubro);
- 2009
- Novos motores FPT 1.0 de 73/75 cv (fevereiro);
- Siena EL com frente do antigo Palio, interior do ELX e menor preço (março);
- 2010
- Siena Attractive em substituição à versão ELX (julho);
- É lançada a versão Essence com motor E.TorQ 1.6 16V que substitui o 1.8 produzido pela GM, câmbio automatizado Dualogic é oferecido como opcional (julho);
- Série limitada Sporting com motor 1.6 16V E.TorQ e versão EL com motor 1.4 Fire (outubro);
- 2011
- Encerramento das versões Attractive, Essence, Tetrafuel (dezembro), permanecendo apenas Fire 1.0, EL 1.0 EL 1.4;
- 2012
- Lançamento da nova geração, o Grand Siena.
- Encerramento da versão Fire 1.0.
Nome | Fiat Siena | ||||||
Nomes alternativos |
Fiat Petra Nanjing Fiat Siena Nanjing Fiat Perla Pyonghwa Hwiparam Fiat Albea |
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Construtor | Fiat | ||||||
Modelo | |||||||
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Carroceria | sedan | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 1.0 8V 1.0 16V 1.3 8V 1.3 16V 1.4 8V 1.4 8V Tetrafuel 1.5 8V 1.6 8V 1.6 16V 1.8 8V 1.6 16V E.Torq |
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Caixa de velocidades | 6 Marchas manual (1.0, 1998 - 1999) / 5 Marchas manual (1998 - atualmente) / 5 Marchas Dualogic (2009 - atualmente) | ||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4.100 mm | ||||||
Largura | 1.626 mm | ||||||
Altura | 1.445 mm | ||||||
Modelos relacionados | Fiat Palio Fiat Palio Weekend Fiat Strada Fiat Grand Siena Chevrolet Prisma Ford Fiesta Sedan |
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Cronologia | |||||||
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