domingo, 24 de novembro de 2013

Airbus A380


O Airbus A380, desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), é o maior avião comercial de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro voo experimental em 27 de abril de 2005 em Toulouse, França. O A380 demorou mais de dez anos e custou cerca de 12 biliões de euros ou (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido.

A380F

 

O A380F é uma variação cargueira do A380. Uma curiosidade sobre a aeronave é que apesar do A380 ser o maior avião comercial de passageiros, o A380F não é o maior cargueiro, porque o Antonov 225, por exemplo, é o maior avião da história! Até maior que o A380. A aeronave encontra-se em desenvolvimento, com entrada prevista para 2014. Seu concorrente direto é o Boeing 747-8F.

Primeira Aparição em Feira

 

O avião gigante, que fez o seu voo inaugural no final de abril, foi a estrela da Paris Air Show, feira no campo aéreo de Le Bourget, nos arredores de Paris, França.

Voos-teste com Passageiros

 

4 de Setembro de 2006 - Um A380 com 474 funcionários da EADS fez seu primeiro voo com passageiros partindo e retornando para a cidade de Toulouse na França com objetivo de verificar os serviços de bordo.19 de março de 2006 - Um A380 com 483 passageiros incluindo funcionários da EADS, Lufthansa e jornalistas fez seu primeiro voo para os Estados Unidos. Objetivo foi ajustar os sistemas de voo com diversas escalas.


Voo Inaugural

 

O voo inaugural do A380 foi realizado no dia 25 de outubro de 2007, entre Singapura e Sydney.
Decolou do aeroporto de Changi às 08:16 (01:16 GMT), com 455 passageiros a bordo, e pousou em Sydney às 8:23 (GMT). A Singapore Airlines vendeu os bilhetes do voo num leilão de beneficência e doou os cerca de 2 milhões de dólares (1,4 milhões de euros) recebidos à Associação do Cancro do Pulmão de Singapura, a dois hospitais infantis de Sydney e à organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras. A estreia do gigante em aeroportos brasileiros aconteceu no dia 10 de dezembro de 2007 no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, vindo de Buenos Aires onde se apresentou às Aerolineas Argentinas, que adquiriu 3 aeronaves.

No primeiro dia da visita, foi demonstrado o interior do A380 para convidados, e deixando surpreendidos todos os passageiros e funcionários do GRU. A aeronave fez um voo de demonstração para jornalistas e empresários no dia 11 de dezembro até a cidade de São José dos Pinhais no Aeroporto Internacional Afonso Pena (sem executar procedimentos de aproximação e pouso, permanecendo no marcador externo da terminal CWB) em um total de 1 hora e 50 minutos. Já a segundo visita, ocorreu no dia 22 de março de 2012, tocando o solo às 00h02. A aeronave de prefixo F-WWDD veio para um evento promocional da Airbus. Várias companhias Emirates Airlines, Lufthansa, Air France e British Airways que fazem uso do Aeroporto de Guarulhos demonstraram interesse em operá-lo em suas rotas para o Brasil, porém serão necessárias alterações nas pistas de táxi e fingers, sendo que segundo as mesmas, dificilmente será objeto de utilização antes de 2011.

Em setembro de 2011, a Infraero autorizou a Emirates Airlines a opera-lo em Guarulhos após um pedido formal da empresa para isso. Na época, técnicos fizeram inspeções na pista para verificar se ela poderia atender com segurança a aeronave e a única restrição foi que, devido ao tamanho da pista, há necessidade de se desligar os motores externos do superjumbo no momento do pouso, segundo a assessoria de imprensa da Infraero. Com dois motores de cada lado e com envergadura de quase 80 metros, o Airbus A380 deveria operar em pistas de categoria F pelos padrões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), 60 metros de largura e outros 7,5 metros de escape em cada lado (até 80 metros de envergadura). Estas pistas existem em poucos lugares do mundo, em especial no Oriente Médio. Já as pistas brasileiras, como Guarulhos, são de categorias E, com 45 metros de largura e mais 7,5 metros de acostamento em cada lateral (até 65 m de envergadura).

Para o pouso ser realizado com tranquilidade, a restrição é de que os motores do lado externo seja desligada na hora do pouso para evitar que haja sucção de algum material, diz a Infraero. Autoridades aeronáuticas europeias certificaram operações do A380 em pistas E ao redor do mundo desde que obedecido este procedimento, que não interferiria na quantidade de carga ou de passageiros transportados.


A Emirates Airlines queria descer com o A380 em Guarulhos às 18h e decolar às 2h, um horário não compatível com o grande volume de voos no aeroporto. A contraproposta da Infraero foi para o superjumbo pousar uma hora mais tarde do previsto. As negociações se arrastaram e a previsão da empresa iniciar os voos com o A380, estimada para março de 2012, foi adiada para o segundo semestre deste ano, conforme a Infraero.




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