domingo, 30 de junho de 2013

Helipontos

Um heliponto é uma área nivelada ao solo ou geralmente situada no topo de uma edificação, utilizada unicamente para pousos e decolagens de helicópteros. Difere dos heliportos, uma vez que consistem unicamente em um ponto para operações de pouso e decolagem, sem a existência de espaços secundários, tais como áreas de reabastecimento, pátios de manobras e hangares para manutenção das aeronaves.

Quanto ao uso, podem ser públicos, privados ou militares. Cada um recebe uma sinalização peculiar.
Os elementos componentes de um heliponto são:
  • Área de Toque (AT) ou Touchdown and Lift-Off area (TLOF)
  • Área de Pouso ou Decolagem (APD) ou Final Approach and Take-Off area (FATO)
  • Área de Segurança (AS) ou Periférica
O dimensionamento de cada um elemento é determinado pelo porte do helicóptero que se espera faça uso do heliponto e do nível de atividade do mesmo.


Os helipontos podem ser:
Elevados
quando construídos sobre edificações.
Privados
só podem ser utilizado com permissão de seu proprietário.
Públicos
destinados ao tráfego de helicópteros em geral.
Militares
destinados ao uso de aeronaves militares somente.


Quando um heliponto possui instalações e facilidades para o embarque e desembarque de passageiros, uma torre de controle, oficinas, pontos de abastecimento e hangares para guarda de aeronaves é chamado de heliporto.

Em uma decisão inédita no Brasil, o Município de São Paulo sancionou a Lei 13.430, criada pelo político Chico Macena, que restringe o funcionamento e instalação de Helipontos e Heliportos na cidade.

2 comentários:

  1. Olá, saudações,
    Sou Administrador de um Parque de Exposições Municipal de Cachoeiras de Macacu/RJ, e gostaria de saber se para se construir um heliponto no interior do Parque, qual seria o mais indicado, privado, público ou de emergência?
    Grato pela informação.

    Delton Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo saudações!!! Desculpe não ter respondido antes, veja bem, de emergência só é utilizado para hospitais ou locais afins, se você pretende construi-lo para ser utilizado por terceiros, ou seja visitantes e ou demais participantes do parque, será mais apropriado o público, mas se caso for apenas para uso próprio e ou de amigos e parentes aconselho o privado. Espero ter ajudado o amigo, um grande abraço!!!

      Excluir