Helicóptero Ecureuil ou Esquilo |
O Eurocopter Ecureuil ou Esquilo é
um helicóptero
leve desenvolvido pela Aérospatiale, hoje Eurocopter.
É montado no Brasil
pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás).Segundo
a Helibras a nacionalização é de 43%.
Representa grande parte do mercado brasileiro
civil, mas também é o principal helicóptero operado por organizações policiais.
É usado pelas três forças armadas com funções variadas como treinamento,
utilitário e ataque. A Aviação Naval incentivou a produção de
helicópteros do Brasil e foi o primeiro operador nacional do Esquilo. A
primeira encomenda foi de seis aeronaves HB 350B monoturbina recebidas entre 1979 e 1980. Outras três
aeronaves foram adquiridas em 1983 e mais quatro nos anos seguintes. A partir de 1986, a marinha começou
a receber dez HB 355F2 biturbina. Em 1988, foi recebida uma nova encomenda de sete aeronaves HB 350BA
monoturbina.
Os HB 350BA são denominados pela marinha como UH
12 Esquilo monoturbina. Os AS 355F2 são denominados UH 13 Esquilo biturbina. Com
as perdas em acidentes e um Esquilo biturbina doado à Marinha do Uruguai, a
marinha possui atualmente 18 UH-12 e 8 UH-13. São usados como helicópteros
utilitários nos esquadrões Primeiro Esquadrão de Emprego Geral
(HU-1), Terceiro Esquadrão
de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) e Quinto Esquadrão de
Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), mas também tem por objetivo prover
apoio aéreo aos navios e fuzileiros navais.
Os AS 355F2 Esquilo biturbina estão concentrados
no Esquadrão HU-1, responsável por suprir o NApOc Ary Rongel (H-44) nas missões à Antártica.
Os AS 355F2 são utilizados por sua maior reserva de potência e capacidade de
voar por instrumentos. A cada viagem, dois aparelhos embarcam no navio. Na
mesma compra dos HB 355F2 para a Marinha, foram adquiridos 30 aparelhos HB 350B
para a FAB. Na Força
Aérea são designados H-50.
Posteriormente, foram adquiridos 10 HB 355F2.
Oito foram designados H-55 (para transporte) e dois como VC-55 (transporte
VIP). São usados por diversas organizações militares, mas seu uso ocorre
principalmente nas atividades de instrução aérea no 1º/11º Grupo de Aviação,
Esquadrão Gavião da Base Aérea de Natal, pela Equipe SAR da Academia da Força Aérea, em Pirassununga
e era a aeronave do 2º/8º Grupo de Aviação, que agora opera os
AH-2 Sabre.
Com a recriação da Aviação do Exército do Brasil em 1986, foram
adquiridos diferentes helicópteros para equipá-la. A Av Ex possui duas
variantes do Esquilo, a HB 350 L1 e AS 550 A2, ambas monoturbina. Atualmente,
estão operacionais, respectivamente, 15 e 19 aparelhos. O Esquilo é empregado
como escolta para os AS 365 K Pantera, helicóptero
de treinamento, ataque e esclarecimento.
No Brasil, diversas
polícias estaduais utilizam o Esquilo operacionalmente no combate ao crime. O
destaque é a Polícia Militar do Estado de São
Paulo, no GRPAe "João
Negrão", onde a maior frota brasileira dessas aeronaves é utilizada e
tem o dever de apoiar todas as unidades da PMESP. Já a Polícia Civil do Estado de São
Paulo, no SAT, possui quatro aeronaves Esquilo, uma delas, o primeiro
Esquilo blindado do Brasil para uso policial. No dia 10
de fevereiro de 2010,
o helicóptero de notícias Esquilo Águia
Dourada, da Rede Record, sofreu uma pane em São Paulo
e caiu no Jóquei Clube. Havia dois tripulantes, o piloto, que
faleceu na hora da queda, e o tripulante sobrevivente.
No dia 17 de junho
de 2011 o
helicóptero Esquilo prefixo PR-OMO decolou de Porto
Seguro, por volta das 18h, com destino a Trancoso, mas
caiu no mar minutos antes do pouso; morreram na queda todos passageiros e
tripulante. As aeronaves oriundas da Helibrás recebem a denominação HB
em substituição ao AS dos modelos franceses.
Monoturbina
- AS 350B, impulsionado por um motor Turbomeca Arriel 1B.
- AS 350BA, impulsionado por um motor Turbomeca Arriel 1B.
- AS 350B1, impulsionado por um motor Turbomeca Arriel 1D.
- AS 350B2, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas, impulsionado por um motor Turbomeca Arriel 1D1.
- AS 350B3, versão de alta performance do Esquilo monomotor, impulsionado por um motor Turbomeca Arriel 2B equipado com sitema Full Authority Digital Engine Control (FADEC).
- AS 350L1, variante militar.
- AS 550C2 Fennec, versão militar.
- AS 550U2 Fennec, versão militar.
- AS 355F
- AS 355F1
- AS 355F2, dois motores (allison C20-F)
- AS 355N , dois motores Turbomeca Arrius 1A com sistema FADEC.
- AS.555N Fennec, versão militar.
- AS.555AF Fennec, versão militar.
- AS.555AN Fennec, versão militar.
- AS.555SN Fennec, versão militar.
- AS.555UN Fennec, versão militar.
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