A Suzuki Hayabusa
(também conhecida como GSX1300R em alguns países) é uma
motocicleta Hyper Sport originalmente apresentada pela Suzuki em 1999. Possui um motor
de 1.340cc
de 4 cilindros em linha, 4 tempos e foi exaustivamente testada como sendo a
motocicleta em produção mais rápida do mundo antes de um acordo de cavalheiros
entre os fabricantes japoneses em 2001 para limitar, eletronicamente, a velocidade das
motocicletas produzidas a patir daquele momento.
1999
O nome Hayabusa é a tradução japonesa
para Falcão-peregrino, o pássaro que é capaz de
velocidades superiores a 320 km/h2 e
é, também, o predador natural (talvez não por coincidência) do blackbird
(nome atribuído a várias espécies de pássaros), em uma clara referência à CBR 1100XX Super Blackbird pois,
quando foi lançada no mercado, em 1999, tomou o título de motocicleta mais rápida do mundo das
mãos da Honda. A
primeira geração da Hayabusa era chamada de GSX1300R e era impulsionada por um
motor de 1.299cc com 4 cilindros em linha, refrigerado a água. Esse motor
permaneceu praticamente inalterado até o modelo 2008 ser lançado no mercado.
Originalmente, o motor de 1.299cc é capaz dos seguintes números:
- 1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26 km/h
- 60–130 km/h: 3.13s
- 130–160 km/h: 3.31s
- Velocidade Máxima: 317 km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004)
- Potência: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira)
2008
A competição no segmento de motos Hyper Sport
cresceu muito com a inclusão de outras marcas, como BMW K1200S, Kawasaki Ninja ZX-12R e Kawasaki Ninja ZX-14. Esse crescimento fez com
que a Suzuki repensasse toda a estratégia de mercado da Hayabusa, revisando
todo seu modelo para o lançamento de 2008. A
Suzuki simplesmente abriu mão da designação GSX1300R em alguns países e chamou
a motocicleta de Hayabusa. O tamanho do motor cresceu para 1340cc com
uma taxa de compressão de 12.5:1. Após toda a
revisão, o ganho de potência obtido superou em de 12% ao propulsor anterior,
passando a gerar 197cv estáticos.
O combustível agora é injetado através de um novo
corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki
Dual Throttle Valve (ou somente SDTV), que pode-se resumir para os
menos entendidos técnicamente como a adição de mais um bico injetor em cada um
dos quatro cilindros, ou seja, agora são dois por cilindros, com ângulos
distintos, aumentando considerávelmente o aproveitamento do cobustivel
injetado, resultando neste considerável incremento de potência e torque. Há que
se ressaltar a presença do sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct), que acrescenta
cerca de MAIS 10cv acima dos 200Km/h, fazendo com que ela alcance a marca
próxima dos 210cv dinâmicos. O sistema de seleção do modo de pilotagem (chamado
de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS ) , uma tecnologia introduzida na linha
GSX-R, permite escolher entre três opções de entrega de potência: "C"
conforto (touring, com cerca de 120cv), "B" normal (média de
aproximadamente 160 cv) e "A" esporte (high performance,
entregando ai a totalidade de 197cv). Uma das características mais notáveis é a
inclusão de um novo sistema de exaustão 4-2-1-2, que cumpre as exigências das
regulamentações de emissão de gases EURO3 e EPA Tier 2, um
sistema de embreagem
deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros também foram
incorporados à traseira da motocicleta, para melhoria da aerodinâmica.
Apesar da velocidade máxima, uma das características mais marcantes do modelo,
ter sido limitada eletronicamente em 299 km/h, a aceleração está mais
rápida, mesmo comparada aos carros mais rápidos do planeta: de 0 a
160 km/h em 5.44s.
Desde sua estréia em 1999 até Junho de 2007, mais de 100.000
unidades de Hayabusa foram vendidas ao redor do mundo. Nos Estados Unidos da América, durante o ano
de 2005 mais de
10.000 unidades foram vendidas .
Para 2006 no mercado
estadunidense as vendas da Hayabusa foram
em número dobrado às vendas da Kawasaki Ninja ZX-14, que começou a ser vendida
nesse ano. E novamente, no ano de 2007 as vendas do modelo Hayabusa somaram
10.000 unidades somente nos EUA.
Em geral, as vendas nos EUA foram crescendo ano
após ano desde o lançamento em 1999 até 2006
sendo de poucas milhares de unidades a mais de 10.000 em 2006. . Não há
informações de vendas globais fornecidas pela própria Suzuki ou pelas
revendedoras regionais. O potente e leve motor da Hayabusa gerou criações
diferenciadas, não somente no mercado de motocicletas. O Westfield Megabusa é
um carro esporte inglês, baseado no Lotus Seven, que usa o motor da Hayabusa.
O motor também foi usado em um automóvel Smart city car de dois lugares (denominado de Smart
Diablo), apesar desta ser somente uma mudança experimental, não para fins
de comercialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário