KC-390 |
O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte militar médio. Foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, que cogita usá-la em substituição ao C-130 Hercules. A Embraer
almeja alcançar com o projeto a posição de ser o virtual substituto
para as demais Forças Aéreas de países que possuem em sua frota essa
classe de cargueiro militar.
O KC-390 é um projeto em desenvolvimento para a produção de um jato
militar de transporte, anunciado na feira de materiais de defesa Latin
America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro no ano de 2007. Na edição de 2009 do mesmo evento foi anunciado formalmente seu programa de lançamento. Com turbinas a jato, utilizará a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica. Terá capacidade para transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos. Em outubro de 2008, o Congresso Brasileiro aprovou o uso de cerca de R$ 800 milhões pela então EMBRAER para o desenvolvimento da aeronave. Essa verba deve ser liberada pela FAB via aval do Executivo. No início de março de 2009,
o Executivo Brasileiro anunciou um investimento inicial entre R$ 50 e
R$ 60 milhões. Esse montante deve representar cerca de 5% do custo de
desenvolvimento. Enquanto a então EMBRAER não fechava outras parcerias, a
FAB foi preparando a proposta de compra de um lote inicial entre 22 e
30 unidades. O valor do que seria o primeiro contrato deve chegar a US$ 1,3 bilhão, em um mercado estimado pela então EMBRAER em no mínimo US$ 20 bilhões. Ainda em março de 2009 o Governo brasileiro, durante as turbulências
da economia mundial, reiterou investimentos no projeto, a fim de
garantir empregos na fabricante brasileira e dotar a Força Aérea Brasileira com o novo equipamento. Até novembro de 2012 o projeto da provável nova aeronave da FAB já havia criado mil oportunidades de trabalho dentro da própria Embraer.
Em março de 2013, a Força Aérea Brasileira e a Embraer concluíram a Revisão Crítica de Projeto (CDR) da aeronave. Após cinco anos de desenvolvimento, foram concluídos os modelos para
integração de todos os sistemas da aeronave e simulações de voo,
realizadas em mock-up (simuladores em tamanho real da cabine de comando).O desenvolvimento do projeto e a produção, envolvendo a integração de
tecnologias, sistemas eletrônicos e aviônica são de responsabilidade da
Embraer Defesa e Segurança, unidade da Embraer criada no início de 2011, sediada na cidade de Gavião Peixoto.
A Embraer assinou com o governo brasileiro em 20/05/2014 o primeiro contrato para produção em série do cargueiro KC-390, em um negócio estimado em 7,2 bilhões de reais que inclui suporte logístico, peças sobressalentes e manutenção.
Clique Aqui e Veja mais Imagens dessa Aeronave.
DIVERSI-CAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário