O Latin Ncap ,organização
independente que avalia a segurança de veículos, divulgou nesta
quinta-feira (11) mais uma rodada de testes de colisão. Carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix foi reprovado pela entidade, ficando com zero estrela. As principais críticas se referem ao mau desempenho do carro em teste
de colisão lateral, que não é obrigatório para a homologação de veículos
a serem vendidos no Brasil.O mau resultado foi observado pelo Latin NCap na proteção para
ocupantes adultos, dos bancos dianteiros. A entidade apontou o risco de
impacto no peito dos ocupantes nesse tipo de batida.
"O Latin NCap está muito desapontado com o resultado do Onix. A GM diz
que o Onix é baseado em uma plataforma global. Por que ela é autorizada a
oferecer um carro tão abaixo do padrão para venda na América Latina?,
criticou o secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas. "Isso
mostra, claramente, por que a regulamentação do (teste de) impacto
lateral é tão urgentemente necessária para parar com esse padrão duplo
de aceitação."A associação de consumidores Proteste, que é parceira do Latin NCap, afirmou que pedirá a retirada do Onix do mercado. “É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que
afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito
na versão avaliada pelo Latin NCAP", criticou a entidade. "Não
consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos
padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da
GM."
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de
uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que
se desloca a 50 km/h. Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora
quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos
suportes. Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste
viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova
regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em
impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a
entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a
lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h,
enquanto, na Europa, a velocidade é de 56%. Apenas 40% do carro colide
com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48
km/h.
Veja o que diz a Chevrolet sobre as notas do Onix
"O
Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de
segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. A
GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o
mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em
que novas tecnologias se tornem disponíveis. A
GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um
investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família
de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de
clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.
A
GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender
às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o
desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar
em todos os principais países da América do Sul.O
OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma
resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único
veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia. Combinado
com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de
frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu
segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na
América do Sul."
DIVERSI-CAR
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