domingo, 10 de março de 2013

Chevrolet Celta

O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas de menor poder de compra com linhas atraentes e custo de manutenção baixo. Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no estado do Rio Grande do Sul. A inauguração da fábrica contou com a presença do então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do pequeno carro. Até dezembro de 2005 haviam sido comercializadas 560 mil unidades. O automóvel pesa apenas em torno de 800 kg e seu câmbio tem relações de marcha bastante curtas.

O modelo foi concebido unindo traços da segunda geração do Chevrolet Vectra com o estilo hatchback do Corsa 2 portas. A primeira motorização do veículo foi herdada do Corsa 1.0 Wind de 1994. O painel da primeira geração do veículo possui um velocímetro analógico mas o marcador de combustível e hodômetro são digitais ao contrário do Corsa de primeira geração, cujo painel é totalmente analógico. Entre 2000 e 2005, o acionamento da buzina era feito na alavanca de seta e não no volante, o que gerou algumas críticas por parte dos consumidores. Em 2003 foi lançada a versão 4 portas além da opção 1.4L com 85cv e o kit de acessórios off-road em 2005, disponível para todas as versões, e podendo ser instalado inclusive em exemplares já usados. Em junho de 2005 o motor 1.0 foi convertido para motor flex que funciona com qualquer mistura de gasolina e etanol, através do aumento da taxa de compressão. Em meados de 2002 a GM alterou a motorização da versão 1.0 mpfi (60cv) para a 1.0 VHC (Very High Compression - Alta taxa de compressão - 70cv), em 2005 o VHC FlexPower (70cv a gasolina ou álcool) e em 2009, novamente, a GM alterou a motorização para 1.0 VHCE (77 cv a gasolina e 78 cv a álcool).

Em 2006, a linha Celta passou pela sua primeira reestilização baseando-se no Chevrolet Vectra de 3ª geração. Em 2006 também foi introduzida na família um modelo sedã, o Chevrolet Prisma, com motorização 1.4 Flex de 87cv com gasolina e 89cv com álcool de 2006 até 2008 e a partir de 2009 essa motorização passou a ter 95cv com gasolina e 97cv com álcool. Depois da reestilização a GM ainda manteve por alguns meses a versão com motor de 1,4 litro de 85 cv e o retirou de linha. Em meados 2008, a GM anunciou para a linha 2009 modificações no motor VHC, nomeando-o de VHC E (que significa: Very High Compression Economy - Economia e Alta taxa de compressão), que passou a desenvolver potência de 77 cv (gasolina) e 78 cv (álcool), contra os 70cv do VHC antigo, produzindo torque máximo de 9,5mkgf (gasolina) e 9,7mkgf (álcool), fazendo de 0 à 100Km/h em 14,9s.O modelo também ganhou um novo tanque de combustível com capacidade para 54 litros, ante o de 47,8 do modelo antigo.
Foi lançado também em 2009 o Prisma com motorização 1.0 VHCE, versão Life, na tentativa de substituir o Corsa Classic, mas, sem sucesso, saiu de linha em poucos meses. Voltou a ser fabricado na linha 2012, na versão LS, mas novamente não fez sucesso e saiu de linha.
O Celta na linha 2006, ganhou nova frente, traseira e interior, porém mantendo a estrutura do Corsa de 1994. Possuía dois tipos de acabamento conhecidos como Life e Spirit (a versão Super saiu de linha em 2009) em três ou cinco portas.

Versões

LIFE
Versão de entrada. Traz itens como tacômetro (conta-giros), termômetro do motor, relógio digital, indicação de revisão programada, para-choques sem pintura e rodas de 13 polegadas.
SPIRIT
Inclui protetor do motor, parachoques na cor do veículo, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro passam a ser de série, e há a opção de se instalar a direção hidráulica.
SUPER
Rodas de 14 polegadas, iluminação do painel central e de instrumentos em tom verde, inúmeros detalhes imitando aço escovado, bancos com novas padronagem e um acabamento de melhor qualidade, incluindo tecido nas portas. Maçanetas externas também na cor do veículo.
 

Segunda Reestilização, de 2012

Algumas mudanças são acrescentadas para o modelo, como novo parachoque dianteiro com nova grade dividida e novo emblema com a grava dourada, seguindo o padrão da linha atual da GM, faróis e lanternas escurecidos, novas calotas, painel com novo desenho dos comandos de ar condicionado e interruptores, novo volante com detalhe na cor prata, novos tecidos dos bancos e painel com novo grafismo na cor azul, denominado "Blue Ice" como o já utilizado pelo modelo Agile.
 

Versões pós-reestilização

LS
Tem duas versões, 2 ou 4 portas, com motor 1.0 VHCE Flexpower, para - choque na cor do veículo, nova grade frontal e interior renovado, com novos controles de ventilação e ar - condicionado, e painel com novo grafismo e iluminação "Ice Blue".
LT
Versão mais completa do modelo com quatro portas. Possui como principais itens de série: ar quente, protetor de cárter, desembaçador traseiro, acabamento especial na cor prata ("Matt Chrome"), entre outros.
Na linha 2013, O Celta receberá como opcionais Airbag duplo e freios ABS, após 13 anos no mercado sem oferecer esses equipamentos.

O Futuro do Celta

O Chevrolet Celta/Prisma, já possui um sucessor a vista, que será o compacto Chevrolet Onix, apresentado em 2012.
O Celta e Prisma já chegaram em modelo 2012, obtendo mudanças externas e internas. Porém, o Prisma deixou as linhas de montagem no fim de 2012, para dar lugar à sua segunda geração, derivada do Chevrolet Onix.

Segurança

O Celta foi testado em 2011 pelo instituto Latin-NCAP, que avalia a proteção oferecida aos ocupantes dos carros vendidos na América Latina, no caso de uma colisão. O Celta sem Airbag recebeu apenas 1 estrela em 5 na proteção de adultos e 2 estrelas em 5 na proteção para crianças.[1] Na época não estavam disponíveis Airbags nem como opcionais, o que somente ocorrerá na linha 2013/2013 do modelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário