A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o
seu filho Ferry Porsche. Ferdinand Porsche já era conhecido antes de
fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a
Volkswagen. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.
Em 1934 Ferdinand Porsche, depois de lhe ser solicitada a criação de
um automóvel acessível a todos os alemães, criou o Volkswagen Carocha. O
Carocha serviu de base mecânica ao Type 64 criado em 1939 e ao Porsche
356 produzido em 1948, sendo este o primeiro Porsche a ser produzido. O
Porsche 356 recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen
Carocha, tais como motorização traseira com refrigeração a ar. Mais
tarde o 356 viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.
A utilização de um motor com refrigeração a ar e localização traseira
foi desde o início, a principal característica da Porsche. Em 1951
Ferdinand Porsche morre devido a complicações de um enfarte, nesse mesmo
ano a Porsche vence a classe nas 24h de Le Mans com o Porsche 356 SL,
conseguindo assim notoriedade internacional.
Em 1953 a Porsche lança o 550 Spyder, modelo responsável por um
grande número de vitórias na competição automóvel. Este modelo tinha
como principal característica, possuir quatro árvores de cames ao invés
de uma central.
Em 1964 é lançado o ícone da Porsche, o Porsche 911. Este modelo foi
lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos
comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. O Porsche
911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este
modelo causou problemas internos na
Porsche, pois as linhas da autoria
de Ferry Porsche não agradavam a todos. Em 1966 entra em produção o Porsche 911 Targa, aquele que foi
considerado o cabriolet seguro, devido ao seu tecto rebatível em vidro. Em 1969 é lançado o VW-Porsche 914, um desportivo de motorização média feito em coligação com a Volkswagen.
Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direcção,
Ferry Porsche e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para
empresa pública. Para isso entregaram a direcção da empresa a pessoas
fora do círculo familiar, mantendo-se os membros da família a
supervisionar.
Em 1974 é lançado o potente Porsche 911 Turbo e até aos inícios dos
anos 80 são lançados os modelos 924, 928 e 944. Os novos modelos foram
os primeiros automóveis da Porsche a possuir motor com localização
frontal.
Em 1988 é lançado o Porsche 911 Carrera 4, com tracção integral.
Em 1991 a Porsche passa a introduzir de série na produção, airbag frontal para o condutor e passageiro.
Em 1992 quando se pensava que a Porsche estava pronta a ser comprada
por um grande grupo, chega à presidência da Porsche o Dr. Wendelin
Wiedeking. A Porsche passa então a aumentar as suas receitas
financeiras.
Em 1995 a Porsche lança o EBD II, um sistema de controlo de emissões
de dióxido de carbono. Este modelo foi incorporado no Porsche 911 Turbo,
passando a ser o automóvel de produção com o nível mais baixo de
emissões de CO2. Nesse mesmo ano é lançado o 911 GT2, até então o
Porsche mais potente construído para estrada, sendo este modelo criado
com edição limitada. Em 1996 é lançado o Porsche Boxster, um roadster derivado da versão
conversível do Fusca produzida no México, com motorização média.
Em 1997 é lançada a nova geração do 911 Carrera, não muito diferente
das outras gerações. Este modelo passa a incorporar o primeiro motor
produzido pela Porsche com refrigeração a água, até então a Porsche
utilizava a refrigeração a ar, que fora os Porsche só era utilizada pela
Kombi, uma herança do motor baseado no Fusca, que era utilizado desde
os primeiros Porsche construídos.
Em 1998 Ferry Porsche morre com a idade de 88 anos.
Em 1999 são lançados o Porsche 911 GT3 e o Boxster S. Nesse mesmo ano
a Porsche apresenta os discos de travão cerâmicos. Eles são
introduzidos de série na nova geração do Porsche 911 GT2 construído em
2001.
Recentemente, o Grupo Volkswagen tornou-se o principal acionista da
Porsche e a Porsche o maior acionista do Grupo Volkswagen. Isso causou
uma grande revolução na Porsche que passou a compartilhar muitas peças
com modelos Volkswagen para reduzir custos, Porsche Cayenne e VW Touareg
compartilham câmbio, plataforma, algumas opções de motorização e até
mesmo o design de ambas são muito semelhante
Momentos marcantes na história da Porsche:
2002 A marca entra para o mundo dos SUVs com o Cayenne, um
utilitário baseado fortemente no modelo 911 (na época , na ousada
geração 996) como se pode perceber principalmente pelos faróis.
Compartilha plataforma, câmbio e algumas opções de motorização com o VW
Touareg e Audi Q7. Na época oferecia somente as versões S e Turbo, ambas
V8 e que desenvolviam respectivamente 340cv e 450cv. A S faz de
0–100 km/h em 10,2s e a Turbo em incríveis 8,3s. Considerada pelos fãs
uma versão moderna do tão sonhado Fusca Off-Road. 2004 A marca causou muita polêmica ao lançar o superesportivo
Carrera GT, um modelo lançado para ficar muito à frente de qualquer
Ferrari. O modelo, que entrou em produção em 2004, conseguiu seu
intento, porém não possuia rádio, pois a montadora alega que o melhor
som é o do motor. Mas se o proprietário quisesse o sistema de som
deveria apenas avisar a fábrica para que o sistema de som fosse
instalado, o motor do Carrera GT tem um som agudo típico, que virou
marca do carro, e acabou gerando o apelido de Apito, por causa do som do
motor que lembra o barulho de um apito. O motor central foi alvo de
críticas puristas, que achavam que isso descaracterizaria a marca, por
não ter um motor traseiro como os 911. A única opção de transmissão é
manual. Pois de acordo com os engenheiros nada substitui a velocidade e a
emoção de um piloto trocando as marchas manualmente. Apesar da produção
ter sido descontinuada antes de atingir as 1500 unidades anunciadas
pela fábrica, é considerado um dos melhores supercarros já
desenvolvidos. 2009 A Porsche inovou ao lançar o modelo Panamera, um coupé de
4 portas e motor dianteiro, o mesmo utilizado no Cayenne. Lançado para
atingir um público que deseja esportividade com mais espaço interno, ele
possui um arrojado interior repleto de tecnologia, tem motorização
dianteira V6 e V8 feitos em Stuttgart, a carroçaria é fornecida já
pintada pela fábrica da VW localizada em Hannover, e a montagem final
ocorre em Leipzig.
A crise econômica mundial impediu esse intento, e agravou os problemas financeiros da Porsche, quando seu maior mercado, os Estados Unidos, reduziram em 50% o volume de importações dos esportivos alemães. Aproveitando-se desse momento vulnerável, em agosto de 2009 a VW
comprou 49% das ações da Porsche AG, visando fazer uma fusão entre os
dois fabricantes que esta iminiente, sendo a mesma esperada para o ano
2011.
Com a participação do Catar, país produtor de petróleo do oriente
médio, que amortizou a dívida da Porsche através da compra de ações, a
Volksvagen ganhou a queda de braço, e a empresa de Stuttgart vai fazer
uma fusão com grupo Volkswagen, que conta com estes fabricantes no seio
do grupo Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti ,Lamborghini, Scania, MAN e a própria Volkswagen.
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