segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Origem da Volvo



A Volvo - em sueco AB Volvo - é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson na cidade de Gotemburgo. Em latim, Volvo significa "eu rodo" ou, por analogia, "eu guio".

A companhia é uma grande fabricante de veículos comerciais, destacando-se como uma das maiores fabricantes de caminhões/camiões do mundo. Entretanto existem outras áreas de atuação que a empresa deixa por conta das suas subsidiárias. Os "braços" da Volvo são: Volvo Camiões (caminhões) e Autocarros (ônibus), Volvo Equipamentos para Construção, Volvo Penta, Volvo Aero e Volvo Serviços Financeiros. A marca também é dona da Mack Trucks. A maior atividade da AB Volvo é a produção de caminhões/camiões – 64%, seguida da produção de equipamentos para construção – 21%.  Em 1999 a Volvo Cars - em sueco Volvo PV - deixou de fazer parte do grupo e foi vendida à Ford Motor Company. No dia 28 de março de 2010, a Ford acertou a venda da Volvo para a chinesa Zhejiang Geely Holdin Group, em uma transação envolvendo US$ 1,8 bilhão.

Em 2013, a AB Volvo assinou um acordo de cooperação com a empresa chinesa Dongfeng Motor Group, sendo o novo consórcio o maior fabricante de  caminhões/camiões do mundo. A Volvo iniciou as suas atividades em 14 de Abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Västra Götaland, na Suécia. A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. A produção de caminhões se iniciou no ano seguinte com o 'Series 1', um sucesso imediato, que chamou atenção também fora da Suécia. A maior contribuição da Volvo ao automobilismo foi à invenção do cinto de segurança de três pontos, introduzido em 1959.


DIVERSI-CAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário