segunda-feira, 28 de abril de 2014

A História da Mitsubishi Pajero


 Mitsubishi Pajero
A primeira geração foi mostrada em Tokyo, em Outubro de 1981 e foi lançado em 1982. No início só existia o Pajero de três portas com várias motorizações, tinha um motor de 2 litros, um 2,3 litros a diesel e um turbo diesel também de 2,3 litros (ou 2.300 cm³).

Um ano após o seu lançamento em 1983 o Pajero estreou-se no desporto motorizado. Em Fevereiro de 1983 a Mitsubishi lança a versão longa, de 5 portas. Este modelo longo aumentou o número de passageiros para sete, com uma terceira fila de bancos, que podiam ser dobrados para os lados, ou também podiam ser combinados com os bancos da segunda fila para se poder fazer uma cama. Um novo modelo foi introduzindo em 1987 pintado a dois tons, jantes de 15 polegadas e bancos em couro genuíno.

Finalmente em 1988 recebe um motor DOHC V6 de 3 litros, feito em conjunto com um outro motor turbo diesel de 2,5 litros com o primeiro intercooler. O modelo longo começou a utilizar uma suspensão traseira de mola em lâmina, que dessa forma tem um sistema de suspensão ligado à bobina para um conforto no passeio e fora de estrada. A primeira geração foi introduzida em 7 de Maio de 1982 e terminou a sua reprodução em 1991. Foi construído mais tarde sob a licença da Hyundai Precision Products, como Hyundai Galloper entre 1991 e 2003, e exportado para a Europa e Brasil por um tempo breve. Usando a base da primeira geração do Pajero e a segunda geração já era o segunda geração do Pajero mas como o logo da Galloper. A palavra Pajero, têm vários significados nos países latinos americanos, sua expressão comercial vêm de Paja, a definição mais certa é a Argentina: Nos anos 40, na Argentina, criaram veículos que circulavam ou eram usados no campo sobre as pajas ou pasto seco. Então popularmente tiveram a ideia de dar o nome de rastrojero, que é o mesmo que rastrojo, sinónimo de paja (andar sobre pasto seco). Assim a Mitsubishi, resolveu adoptar esse nome, pois na verdade significa andar em qualquer terreno. Já que o significado da expressão andar sobre palha é o mesmo que andar em terrenos irregulares e/ou macio, que provoca muita derrapagem.

Daí a razão de usarem o sistema 4x4 para reforçar ainda mais a estabilidade do veículo em determinados tipos de terrenos. Mitsubishi vendeu cerca de 3000 Pajero’s em 1989 e em 1990. Entretanto chegava o momento de desenhar uma nova carroçaria. Chega com um corpo novo e esta disponível agora com quatro versões diferentes, o simples, o Canvas Top, o longo e o longo com o tejadilho semi-elevado.

Os Motores eram um 3 litros SOHC de injecção electrónica ECI-Multi e um 2,5 litros com turbo e intercooler. Na segunda geração foi introduzindo o Super Select 4WD (SS4) e ABS Em Julho de 1993 foi introduzidos duas novas motorizações um 3.500 cm³ V6 DOHC e um 2,8 litros (2.800 cm³)com turbo, intercooler e também uma transmissão nova. A evolução do Pajero foi introduzida em Outubro de 1997, que foi desenvolvido em resposta às exigências para a Classe T3 do Rally Paris-Dakar. Em 1998 o Pajero teve uma remodelação, ficando agora com a carroçaria mais larga, outras alterações.

A terceira geração Pajero bateu o mercado doméstico japonês em 1999. O Pajero foi completamente redesenhado, mais baixo e mais largo. Os motor que o equipava era um 2.5 e um 3.2DI-D ambos a Diesel e contou também com o famoso 3.5V6 a gasolina Em 2003 sofreu restyling, tendo já a nova grelha da Mitsubishi, as motorizações, mantêm à mesma o 3.2DI-D e o motor a gasolina sobe para um 4.0 V8. Este modelo foi vencedor no Dakar pelas mãos de Jutta Kleinschmidt em 2001, a primeira mulher a vencer o Dakar em Carros, e em 2002 nas mãos de Hiroshi Masuoka. De 2003 a 2006 foi substituído pela sua versão Evolution, e é considerado como o melhor TT de competição a nível Mundial.

A quarta geração foi mostrada no salão de Paris em 30 de Setembro de 2006. Tendo a carroçaria que o de 2001, mas desta vez foi todo remodelado. O interior também foi todo Os motores foram promovidos com os 3.2 DI-D e o 3.8 V6 que ganham o sincronismo variável da válvula de MIVEC. Ambos os motores encontram-se com padrões do EuroIV. O 3.0 V6 são exclusivos para o mercado japonês.


DIVERSI-CAR


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