Mitsubishi Pajero |
A primeira geração foi mostrada em Tokyo, em
Outubro de 1981 e foi lançado em 1982. No início só existia o Pajero de três
portas com várias motorizações, tinha um motor de 2 litros, um 2,3 litros a
diesel e um turbo diesel também de 2,3 litros (ou 2.300 cm³).
Um ano após o seu lançamento em 1983 o Pajero
estreou-se no desporto motorizado. Em Fevereiro de 1983 a Mitsubishi lança a
versão longa, de 5 portas. Este modelo longo aumentou o número de passageiros
para sete, com uma terceira fila de bancos, que podiam ser dobrados para os
lados, ou também podiam ser combinados com os bancos da segunda fila para se
poder fazer uma cama. Um novo modelo foi introduzindo em 1987 pintado a dois
tons, jantes de 15 polegadas e bancos em couro genuíno.
Finalmente em 1988 recebe um motor DOHC V6 de 3
litros, feito em conjunto com um outro motor turbo diesel de 2,5 litros com o
primeiro intercooler. O modelo longo começou a utilizar uma suspensão traseira
de mola em lâmina, que dessa forma tem um sistema de suspensão ligado à bobina
para um conforto no passeio e fora de estrada. A primeira geração foi
introduzida em 7 de Maio de 1982 e terminou a sua reprodução em 1991. Foi construído
mais tarde sob a licença da Hyundai Precision Products, como Hyundai Galloper
entre 1991 e 2003, e exportado para a Europa e Brasil por um tempo breve.
Usando a base da primeira geração do Pajero e a segunda geração já era o
segunda geração do Pajero mas como o logo da Galloper. A palavra Pajero, têm vários significados nos
países latinos americanos, sua expressão comercial vêm de Paja, a
definição mais certa é a Argentina: Nos anos 40, na Argentina, criaram veículos que circulavam ou
eram usados no campo sobre as pajas ou pasto seco. Então popularmente tiveram a
ideia de dar o nome de rastrojero,
que é o mesmo que rastrojo, sinónimo de paja (andar sobre pasto seco).
Assim a Mitsubishi, resolveu adoptar esse nome, pois na
verdade significa andar em qualquer terreno. Já que o significado da expressão
andar sobre palha é o mesmo que andar em terrenos irregulares e/ou macio, que
provoca muita derrapagem.
Daí a razão de usarem o sistema 4x4 para reforçar
ainda mais a estabilidade do veículo em determinados tipos de terrenos. Mitsubishi
vendeu cerca de 3000 Pajero’s em 1989 e em 1990. Entretanto chegava o momento
de desenhar uma nova carroçaria. Chega com um corpo novo e esta disponível
agora com quatro versões diferentes, o simples, o Canvas Top, o longo e o longo
com o tejadilho semi-elevado.
Os Motores eram um 3 litros SOHC de injecção
electrónica ECI-Multi e um 2,5 litros com turbo e intercooler. Na segunda
geração foi introduzindo o Super Select 4WD (SS4) e ABS Em Julho de 1993 foi
introduzidos duas novas motorizações um 3.500 cm³ V6 DOHC e um 2,8 litros
(2.800 cm³)com turbo, intercooler e também uma transmissão nova. A evolução do
Pajero foi introduzida em Outubro de 1997, que foi desenvolvido em resposta às
exigências para a Classe T3 do Rally Paris-Dakar. Em 1998 o Pajero teve uma
remodelação, ficando agora com a carroçaria mais larga, outras alterações.
A terceira geração Pajero bateu o
mercado doméstico japonês em 1999. O Pajero foi completamente redesenhado, mais
baixo e mais largo. Os motor que o equipava era um 2.5 e um 3.2DI-D ambos a
Diesel e contou também com o famoso 3.5V6 a gasolina Em 2003 sofreu restyling,
tendo já a nova grelha da Mitsubishi, as motorizações, mantêm à mesma o 3.2DI-D
e o motor a gasolina sobe para um 4.0 V8. Este modelo foi vencedor no Dakar
pelas mãos de Jutta Kleinschmidt em 2001, a primeira mulher a vencer o Dakar em
Carros, e em 2002 nas mãos de Hiroshi Masuoka. De 2003 a 2006 foi substituído
pela sua versão Evolution, e é considerado como o melhor TT de competição a
nível Mundial.
A quarta geração foi mostrada no salão
de Paris em 30 de Setembro de 2006. Tendo a carroçaria que o de 2001, mas desta
vez foi todo remodelado. O interior também foi todo Os motores foram promovidos
com os 3.2 DI-D e o 3.8 V6 que ganham o sincronismo variável da válvula de
MIVEC. Ambos os motores encontram-se com padrões do EuroIV. O 3.0 V6 são
exclusivos para o mercado japonês.
DIVERSI-CAR
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