Ford Mustang Mach III |
Ford Mustang
é um automóvel esportivo produzido pela Ford Motor Company. Inicialmente, era uma
variante do Ford Falcon. O carro começou a ser produzido em Dearborn, Michigan no
começo de 1961 e
apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York
World's Fair. O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos
anos é a mais antiga linha de automóvel da Ford. O nome "Mustang" é
inspirado no avião de caça estadunidense P-51 Mustang, cujo nome se inspira na
unica raça de cavalo selvagem do pais. Foi o primeiro "Muscle Car" da
história, sendo seguido anos mais tarde por modelos concorrentes inspirados
claramente nele.
Lançado em Abril de
1964 já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões:
Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os
gostos, poderia vir equipado com um modesto motor 6 cilindros de 2,8L com 101HP
até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback,
com forte apelo esportivo. Não houve mudanças significativas para o ano de
1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas,
comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram
equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 o Mustang já sofreu a
primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter
uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi
a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia
chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969
e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva.
Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho
e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa). Os anos de 1971, 1972 e
1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira
geração. Sofreram forte influência das leis antipoluição, da crescente
preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro
em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang
aumentou quase 15 cm e ficou 250 kg mais pesado e já não contava com
motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos
60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e
provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico,
porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.
2ª Geração (1974-1978)
Modelos: 2 portas Cupê
nas versões Standard ou Ghia, 3 portas Hatchback nas versões Standard ou
Mach-1. Entre 1974 e 1983 a Ford não produziu o modelo conversível. Motores
utilizados: I4 de 2,3 L, V6 de 2,8 L ou V8 de 5,0 L a partir de 1975
Versão SVT Cobra (1993) (disponível apenas com cambio manual)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e
conversível 2 portas
Cobra e Cobra R V8 5.0 SOHC - 238CV
(235 hp) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 235 km/h
4ª Geração (1994 - 2004)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e
conversível 2 portas
SVT Cobra V8 5.0 16v SOHC - 243cv
(240 hp) (94 - 95) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 238 km/h
SVT Cobra R V8 5.8 16v SOHC - 304cv
(300 hp) (1995) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 309cv
(305 hp) (96 - 98) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 324cv
(320 hp) (99 e 2001; em 2000 não foi produzido o SVT) (câmbio manual
de 5 marchas)
Velocidade máxima: 253 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 395cv
(390 hp) (2003 - 2004; câmbio manual de 6 marchas)
Velocidade máxima: 285 km/h
SVT Cobra R V8 5.4 32v DOHC - 390cv
(385 hp) (2000; câmbio manual de 6 marchas)
Velocidade máxima: 282 km/h
5ª Geração (2005 - 2008)
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e
conversível 2 portas
Opções de acabamento 2005 - 2010 (disponíveis a
ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
DeLuxe V6
GT basico
GT Premium
GT DeLuxe
Opções de acabamento a partir de 2011
(disponíveis a ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
GT basico
GT Premium
Opções de motorização:
4.0 V6 12v SOHC (2005 - 2010) - 213cv
(210 hp) a 5300 rpm
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
3.7 V6 24v DOHC a partir de 2011 - 309cv
(305 hp) a 6500 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 250 km/h (câmbio automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 250 km/h (câmbio automatico)
GT 4.6 V8 24v SOHC (2005 - 2009) - 304cv
(300 hp) a 5750 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 245 km/h (câmbio automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 245 km/h (câmbio automatico)
GT 4.6 V8 24v SOHC (2010) - 319cv
(315 hp) a 6000 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (2011 - 2012) - 408cv
(402 hp) a 6500 rpm com combustível comum
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (2011 - 2012) - 418cv
(412 hp) a 6500 rpm com combustível premium
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (a partir de 2013) - 426cv
(420 hp) a 6500 rpm disponivel só com combustível premium
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Câmbio 2005 - 2010: Manual 5 marchas / automático
5 marchas (opcional)
Câmbio a partir de 2011: Manual 6 marchas /
automático 6 marchas (opcional)
Mustang Shelby GT500
O Ford Mustang
Shelby GT500 é um carro desportivo da série Mustang da
Ford.
DIVERSI-CAR
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