O Chevrolet Corsa
é um modelo de automóvel da General
Motors comercializado na América
Latina e em alguns países da Ásia, basado na
geração B do Opel Corsa (1993-2000) da Opel, filial da General
Motors na Europa. Também foi comercializado em alguns países com os nomes de
Chevrolet Sail (India) e Chevrolet Barina. Foi também comercializado na Austrália
pela Holden como
Holden Barina, e na China
como Buick Sail.
Varias empresas já
tinham seus modelos de carros pequenos, como o Volkswagen
Polo e o Ford Fiesta, o Corsa foi o modelo escolhido pela
General Motors. G1 continuou a ser comercializado, porem com o nome Chevrolet
Classic. Em resposta ao crescente mercado conquistado por carros pequenos
na Europa a
fabricante Opel
(subsidiária da General Motors) resolveu criar o Corsa para poder entrar nesse
mercado. O Corsa foi um projeto surgido no final da década
de 1970. O Chevrolet Corsa foi lançado no país em 10 de
janeiro de 1994,
com as formas da 2ª geração do Opel Corsa alemão. O modelo veio para cá com a importante missão
de substituir o Chevrolet Chevette, o que conseguiu com muito
mais sucesso do que o esperado, pois no segundo ano de sua produção já era
líder de mercado em seu segmento. Na época, foi uma inovação no segmento dos
carros pequenos, pois trouxe um projeto moderno, com linhas arredondadas e
acréscimos em termos de segurança e mecânica: na versão Wind 1.0 foi o primeiro
carro popular com injeção eletrônica de combustível.
No início, o carro contava com as versões Corsa
Wind 1.0, Corsa Wind Super 1.0, Corsa GL 1.4 e Corsa GSi
1.6 (16 válvulas). Com o tempo, a versão GL ganhou o acréscimo do motor 1.6 (8
válvulas), aposentando o propulsor 1.4 e surgiu mais uma opção de carroceria,
com 5 portas. A versão GSi foi deixou de ser oferecida em 1997 por ter vendido
cerca de 3.000 carros (entre fevereiro de 1995 a agosto de 1996). Além do baixo
volume de vendas, a fabricação desde modelo retardava a linha de produção dos
outros modelos da linha Corsa, pois o GSi recebia muitos componentes exclusivos
e importados (motor 1.6 16v por exemplo, era importado da Hungria), o que
exigia uma atenção extra na hora da montagem . A versão Wind Super foi passou a
se chamar Corsa Super..
Em seguida, a 1ª geração do Corsa nacional
originou o Corsa Pickup, com motorização 1.6. Posteriormente, o Corsa originou
a linha Corsa Sedan, para a linha 1996, e a Corsa Wagon (modelo Station
Wagon), em 1997, que ofereciam os motores 1.0 (a partir de 1998) e 1.6. Enquanto
em 2000 para 2001 a 3ª geração do Opel Corsa alemão entrava em produção na
Europa, o Corsa brasileiro seguia em produção no Brasil, com uma leve renovação
no estilo, conhecida como "bolha" em todas as suas versões. Em 2002,
o carro recebeu sua primeira grande remodelação, acompanhando o estilo ditado
pela versão alemã, porém, com retoques no capô, traçados pelos engenheiros da
Chevrolet brasileira, com carroceria única de 5 portas no modelo hatch. Uma das
novidades era o teto solar e os três cintos traseiros de três pontos - o
primeiro já está "aposentado". Outra novidade logo aposentada por
insucesso foi o sistema Autoclutch, com câmbio manual
que dispensava o pedal da embreagem, disponível somente para as versões 2002 com motor de 1.0 litro. Como antes, o
carro contava com motor 1.0, tendo sido acrescentada a opção de propulsor de
1.8 litro, originando-se e substituindo o antigo 1.6, este última continuaria
na Linha Classic até 2005. Novamente, o Corsa dá origem a uma família de
modelos, que inclui um monovolume, a Meriva,
o sedan de 4 portas e uma picape com nome
próprio, a Montana. Desses modelos, somente o acompanhou o
hatch em todas as motorizações. A Meriva e a Montana são oferecidas com
motorização 1.8. A geração anterior do Corsa foi renomeada para Chevrolet
Classic e continua sendo produzida com carroceria sedan e motorização 1.0.
A linha Corsa 2008 traz a inovação da motorização
1.4 e 1.8, bicombustível Flexpower. Essa novidade afeta a linha
Corsa, Corsa Sedan e picape Montana. Em 2009, a motorização 1.0 (79cv) sairá de
linha, com o objetivo de deixar o Corsa na categoria "Compacto
Premium", deixando o Celta dominar o seguimento de compactos até 1000cc
(centímetros cúbicos, cm³ na medida brasileira). Três meses depois, o propulsor
motor 1.8 (114cv) também deixa de ser fabricado, indicando o fim próximo do
Corsa, já que manteria apenas o motor 1.4 até a chegada de um novo modelo do
Projeto Viva, denominado de Chevrolet
Agile. Em 2010,
o Chevrolet Classic foi renovado, fazendo com que o Corsa de 1ª geração
deixasse de existir, apesar do novo modelo (antigo Sail chinês) utilizar a
mesma plataforma do sedan fabricado em 1996. O modelo deixou de ser fabricado
na Argentina e o modelo sedã se despediu do Brasil no final de 2011.
Em 26 de julho
de 2012, a versão
hatch deixou de ser produzida, encerrando a era Opel (Astra, Corsa, Meriva,
Zafira e Vectra) no Brasil. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1995 e de 1996. Em 2000, 1,3
milhão de proprietários de Corsas foram chamados para que um grave defeito nos
cintos de segurança dianteiros fosse consertado. Todos os modelos da linha
Corsa (que incluía hatches, sedans, picapes e peruas) fabricados entre 1994 e
1999 apresentavam o problema. A peça de encaixe do cinto ficava propensa a
desgastes conforme o uso, o que poderia provocar o desprendimento do cinto no
caso de um acidente. Segundo a GMB na época, foram registrados 25 acidentes e
duas mortes que podem estar associadas ao defeito.Esse foi o maior recall da história da indústria
automotiva brasileira, principalmente pela popularidade da linha de automóveis
e do alto número de modelos afetados.
DIVERSI-CAR
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