O Audi A3 é um hatchback
médio de motor dianteiro transversal e tração dianteira ou integral, feito
sobre a plataforma (esquema de encaixe de motor e suspensões) do VW
Golf. Ele vem sendo produzido desde 1996, na Alemanha, e
tinha a missão de ser o modelo de entrada da marca Audi, reconhecida por
seu padrão de qualidade e refinamento de luxo.
A primeira geração do carro tinha 2 configurações
de carroceria, 3 e 5 portas (5 portas produzido no Brasil), não variando,
contudo, o desenho do carro. A segunda geração do modelo também reparte a
plataforma com o VW
Golf, mas com o Golf de 5a geração. Essa nova geração estreou no final de
2002, com configurações distintas de carroceria, um hatchback de 3 portas (duas
para passageiros e uma para porta-malas) e uma de 5 portas (quatro para
passageiros e uma para o porta-malas), porém esta última com desenho traseiro
diferenciado da versão de 3 portas, com a linha do teto quase que retilínea em
direção à traseira do carro. A versão 5 portas também recebeu nome
diferenciado, A3 Sportback.
No Brasil, o Audi A3 de 1ª geração foi produzido
em linha de montagem compartilhada com o VW Golf de 4a
geração, desde 1999 até 2006 e contava com as motorizações 1.6 101 hp,1.8
125 hp e 1,8 Turbo (150,180)e S3 importado com motor 210 e 225 hp
tração quatro. Na Europa, a gama de motores é bem maior e vai desde o pacato
1,6l ao 3,0l VR6 Turbo da Volkswagen. O Audi A3 foi eleito pela revista Autoesporte
o Carro do ano do Brasil de 2000 .O A3 (tipo 8L)
foi introduzido no mercado europeu em 1996, marcando retorno da Audi para a
produção de carros menores após o fim do Audi 50. Este foi o primeiro carro da Volkswagen
Group a usar o modelo "PQ34" ou plataforma "A4", tendo
uma semelhança natural, próximo ao seu contemporâneo, o Volkswagen
Golf de 4ª geração. O carro foi inicialmente disponível apenas com uma
versão de três portas hatchback, a fim de apresentar uma imagem mais esportiva do
que o Golf, e ambos com tração dianteria e tração de quatro rodas. Todos os
motores eram um de quatro cilindros em linha, e foram montados
transversalmente. Depois do A4, o Audi A3 foi o segundo modelo da linha Audi a
utilizar cinco válvulas por cilindro.
Em 1999, a Audi expandiu a gama com a introdução
de versões mais poderosas: um 1.8 Turbo ,e de 1.9 TDI diesel. O A3 1.8T quattro
(sistema de tração nas quatro rodas) tinha 150cv ou 180cv. Em 1999, a Audi
também introduziu um corpo de cinco portas (fabricado no Brasil). No final de
2000, a gama A3 foi reestilizado com novos faróis traseiros e agrupamentos de
luz, outras pequenas mudanças cosméticas, um interior melhorado, e a introdução
de um câmbio de seis marchas de câmbio manual, 1.8 Turbo e o novo 1.9 TDI, que
gerava 130 cv.
O controle de estabilidade (ESP) e o freio com
distribuição de força (ABS) tornou-se equipamento de série em alguns países. Embora
a primeira geração Audi A3 tenha sido substituído na Europa em 2003, ele
continuou a ser vendido em alguns mercados. A produção do modelo da primeira
geração foi interrompida no Brasil em 2006.
DIVERSI-CAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário