domingo, 11 de maio de 2014

O Audi A3



O Audi A3 é um hatchback médio de motor dianteiro transversal e tração dianteira ou integral, feito sobre a plataforma (esquema de encaixe de motor e suspensões) do VW Golf. Ele vem sendo produzido desde 1996, na Alemanha, e tinha a missão de ser o modelo de entrada da marca Audi, reconhecida por seu padrão de qualidade e refinamento de luxo.


A primeira geração do carro tinha 2 configurações de carroceria, 3 e 5 portas (5 portas produzido no Brasil), não variando, contudo, o desenho do carro. A segunda geração do modelo também reparte a plataforma com o VW Golf, mas com o Golf de 5a geração. Essa nova geração estreou no final de 2002, com configurações distintas de carroceria, um hatchback de 3 portas (duas para passageiros e uma para porta-malas) e uma de 5 portas (quatro para passageiros e uma para o porta-malas), porém esta última com desenho traseiro diferenciado da versão de 3 portas, com a linha do teto quase que retilínea em direção à traseira do carro. A versão 5 portas também recebeu nome diferenciado, A3 Sportback.


No Brasil, o Audi A3 de 1ª geração foi produzido em linha de montagem compartilhada com o VW Golf de 4a geração, desde 1999 até 2006 e contava com as motorizações 1.6 101 hp,1.8 125 hp e 1,8 Turbo (150,180)e S3 importado com motor 210 e 225 hp tração quatro. Na Europa, a gama de motores é bem maior e vai desde o pacato 1,6l ao 3,0l VR6 Turbo da Volkswagen. O Audi A3 foi eleito pela revista Autoesporte o Carro do ano do Brasil de 2000 .O A3 (tipo 8L) foi introduzido no mercado europeu em 1996, marcando retorno da Audi para a produção de carros menores após o fim do Audi 50. Este foi o primeiro carro da Volkswagen Group a usar o modelo "PQ34" ou plataforma "A4", tendo uma semelhança natural, próximo ao seu contemporâneo, o Volkswagen Golf de 4ª geração. O carro foi inicialmente disponível apenas com uma versão de três portas hatchback, a fim de apresentar uma imagem mais esportiva do que o Golf, e ambos com tração dianteria e tração de quatro rodas. Todos os motores eram um de quatro cilindros em linha, e foram montados transversalmente. Depois do A4, o Audi A3 foi o segundo modelo da linha Audi a utilizar cinco válvulas por cilindro.


Em 1999, a Audi expandiu a gama com a introdução de versões mais poderosas: um 1.8 Turbo ,e de 1.9 TDI diesel. O A3 1.8T quattro (sistema de tração nas quatro rodas) tinha 150cv ou 180cv. Em 1999, a Audi também introduziu um corpo de cinco portas (fabricado no Brasil). No final de 2000, a gama A3 foi reestilizado com novos faróis traseiros e agrupamentos de luz, outras pequenas mudanças cosméticas, um interior melhorado, e a introdução de um câmbio de seis marchas de câmbio manual, 1.8 Turbo e o novo 1.9 TDI, que gerava 130 cv.


O controle de estabilidade (ESP) e o freio com distribuição de força (ABS) tornou-se equipamento de série em alguns países. Embora a primeira geração Audi A3 tenha sido substituído na Europa em 2003, ele continuou a ser vendido em alguns mercados. A produção do modelo da primeira geração foi interrompida no Brasil em 2006.





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